TÉCNICAS EM TERAPIA COGNITIVO-COMPORTAMENTAL COM CRIANÇAS E ADOLESCENTES: UMA PERSPECTIVA DE INTERVENÇÕES INDIVIDUAIS E EM GRUPOS


O livro reúne mais de 350 técnicas em TCC para atendimento de crianças e adolescentes, tanto no contexto individual quanto em grupos. As técnicas são apresentadas de forma detalhada, passo a passo, com linguagem acessível, permitindo uma fácil compreensão e aplicação por parte do leitor. 


É cada vez mais reconhecido que, tal como acontece com os adultos, crianças e adolescentes também se sentem confusas ao tentar definir seus sentimentos e pensamentos, assim como podem experimentar sintomas fisiológicos desagradáveis, que acarretam prejuízos à saúde mental. Crianças, adolescentes e adultos, portanto, precisam de acompanhamento psicoterápico para desenvolver habilidades que lhes permitam lidar de forma funcional com as dificuldades enfrentadas em seu dia a dia.


A terapia cognitivo-comportamental (TCC) se apresenta como uma forma de tratamento focada no problema e dirigida à ação, utilizada para tratar dificuldades específicas por meio de uma conceitualização cognitiva individualizada em sessões estruturadas e colaborativas. A abordagem baseia-se em evidências de que distorções de pensamento e comportamentos mal-adaptativos desempenham um papel no desenvolvimento e na manutenção dos transtornos psicológicos, e que os sintomas e o sofrimento associado podem ser reduzidos pelo ensino de novas habilidades de processamento de informações e mecanismos de enfrentamento.


Independentemente da demanda, nas primeiras sessões o terapeuta deve realizar uma avaliação psicológica válida e adequada para que haja uma boa conceitualização de caso e o planejamento do tratamento.O terapeuta deve realizar a avaliação e identificação do objetivo de terapia do paciente, mediante a construção de um vínculo terapêutico empático e colaborativo. A TCC trabalha com o pressuposto de que o processo terapêutico irá se desenvolver quando existir um equilíbrio colaborativo entre terapeuta e cliente, de modo que se percebam como uma equipe de trabalho. Crianças e adolescentes, inclusive, irão se sentir valorizados ao perceberem que podem construir ativamente, tendo oportunidades para aperfeiçoar suas habilidades e competências. Além disso, percebem-se como responsáveis pelas mudanças que serão implementadas e não as atribuem a fatores externos (terapeuta, ambiente, etc).


A obra contém mais de 200 páginas de atividades para download escritas por renomados autores brasileiros, com contribuições de profissionais de outros países, como Estados Unidos e Portugal. As mesmas são condizentes com a realidade brasileira, podendo ser usadas tanto na prática clínica, em escolas e em instituições por profissionais que se encontram no cotidiano da aplicação da psicologia, quanto em sala de aula, por professores no contexto da graduação e da pós-graduação em TCC.


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