👉🏻 Psicoeducação: de maneira lúdica e interativa, apresenta os sintomas, as dificuldades e os comportamentos disfuncionais do transtorno.


👉🏻 Automonitoramento: permite que as crianças e os adolescentes sejam capazes de identificar, avaliar e adequar seus comportamentos.


👉🏻 Treino para a resolução de problemas: mostra ao paciente como identificar claramente os problemas e como imaginar possíveis soluções, aumentando, assim, o nível de tolerância à frustração.

👉🏻 Reestruturação do sistema de crenças: possibilita agir nas crenças disfuncionais que os pacientes têm de si e do modo como os outros os veem.

O transtorno de oposição desafiante (TOD) tem grande importância e merece a atenção dos profissionais da saúde por gerar inúmeros impactos tanto na vida escolar quanto nas interações sociais. Tais dificuldades podem, ainda, acarretar baixa autoestima e sintomas depressivos. 


As principais comorbidades associadas ao TOD são transtornos do humor, transtornos de ansiedade, transtorno de descontrole de impulsos e transtorno por uso de substâncias.

TRATAMENTO

TRATAMENTO


Na terapia cognitivo-comportamental para o TOD, é necessário trabalhar o treinamento cognitivo em autoinstrução, automonitoramento dos sintomas e estratégias de resolução de problemas.


Além disso, utilizam-se estratégias de conscientização do próprio comportamento, autoavaliação, autocontrole, reestruturação cognitiva e prevenção de recaídas.



OBJETIVO, LÚDICO E INTERATIVO

OBJETIVO, LÚDICO E INTERATIVO


O baralho aborda pensamentos, emoções e comportamentos disfuncionais presentes no quadro desse transtorno visando ao aumento da assertividade e do automonitoramento. Por meio da ferramenta, a criança e o adolescente são psicoeducados sobre os principais sintomas, as dificuldades e os comportamentos disfuncionais do TOD. Ela ajuda a aumentar o nível de tolerância à frustração e diminuir a ansiedade diante da expectativa de resolução de um problema. O baralho também pode ser utilizado para a psicoeducação dos pais com o objetivo de que compreendam melhor os sintomas de seus filhos.



COMPOSIÇÃO DO BARALHO

COMPOSIÇÃO DO BARALHO


1 cartão de psicoeducação: para apresentação e explicação das características do TOD.

16 cartas de sintomas (oito com figuras de meninas e oito com figuras de meninos): para o paciente indicar os sintomas que apresenta, ou seja, irritado, impaciente, desobediente, gritando, chutando, empurrando, impulsivo e vingativo.

50 cartas de situações: divididas em 10 categorias, apresentam situações para que o paciente escolha quais considera mais recorrentes em sua vida.

SOBRE AS AUTORAS

DESCONTO EXCLUSIVO DE LANÇAMENTO