O transtorno alimentar restritivo/evitativo é uma perturbação alimentar que ocasiona fracasso em satisfazer as necessidades nutricionais apropriadas para a faixa etária. É mais comum na infância, mas muitos adolescentes e adultos também são acometidos pelo TARE.
O transtorno alimentar restritivo/evitativo é uma perturbação alimentar que ocasiona fracasso em satisfazer as necessidades nutricionais apropriadas para a faixa etária. É mais comum na infância, mas muitos adolescentes e adultos também são acometidos pelo TARE.
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Indivíduos com TARE possuem características diferentes, o que muitas vezes impede que eles percebam que têm o transtorno e deixa os psicólogos com dificuldades em estabelecer um plano de tratamento linear e adequado. Essa distinção é detectada em histórias particulares que precisam ser levadas em consideração na busca da compreensão de como a evitação alimentar se construiu e se consolidou. Aspectos específicos em relação a personalidade, ambiente familiar e cultura também são relevantes.
Indivíduos com TARE possuem características diferentes, o que muitas vezes impede que eles percebam que têm o transtorno e deixa os psicólogos com dificuldades em estabelecer um plano de tratamento linear e adequado. Essa distinção é detectada em histórias particulares que precisam ser levadas em consideração na busca da compreensão de como a evitação alimentar se construiu e se consolidou. Aspectos específicos em relação a personalidade, ambiente familiar e cultura também são relevantes.
O tratamento da evitação alimentar pode incluir pacientes que precisam de ajuda psicológica para:
O tratamento da evitação alimentar pode incluir pacientes que precisam de ajuda psicológica para:
🎯 Limitar o consumo de alimentos não saudáveis;
🎯 Mudar hábitos alimentares;
🎯 Aumentar repertório alimentar para não prejudicar seu desenvolvimento;
🎯 Vencer o medo de comer ou a falta de interesse pelos alimentos.
🎯 Limitar o consumo de alimentos não saudáveis;
🎯 Mudar hábitos alimentares;
🎯 Aumentar repertório alimentar para não prejudicar seu desenvolvimento;
🎯 Vencer o medo de comer ou a falta de interesse pelos alimentos.
Assim, o Baralho surge como uma alternativa terapêutica, visto que as dificuldades alimentares causam interferência no funcionamento psicossocial e são demandas cada vez mais comuns no consultório.
VAMOS CONHECER O BARALHO?
CARTAS
136 cartas com alimentos divididas em: carnes|ovos|cogumelos, cereais|pães|tubérculos, doces|guloseimas, frutas, leguminosas|oleaginosas|sementes , leite|derivados, óleos|gorduras, verduras|legumes
136 cartas com alimentos divididas em: carnes|ovos|cogumelos, cereais|pães|tubérculos, doces|guloseimas, frutas, leguminosas|oleaginosas|sementes , leite|derivados, óleos|gorduras, verduras|legumes
7 cartas com as emoções: as mais comuns relacionadas à evitação alimentar
7 cartas com as emoções:
as mais comuns relacionadas à evitação alimentar
22 cartas com pensamentos: para promover a reestruturação cognitiva
22 cartas com pensamentos:
para promover a reestruturação cognitiva
9 cartas com lugares e situações-problema: para entender e explicar os prejuizos causados
9 cartas com lugares e situações-problema:
para entender e explicar os prejuizos causados
17 cartas com desafios: para promover o enfrentamento e a busca por soluções
17 cartas com desafios:
para promover o enfrentamento e a busca por soluções
MANUAL
Veja o sumário com tudo que contém o manual. Entre outras coisas, você tem acesso a todas as instruções para aplicação na sua prática clínica:
Veja o sumário com tudo que contém o manual. Entre outras coisas, você tem acesso a todas as instruções para aplicação na sua prática clínica:
- Evitação alimentar
- O que é transtorno alimentar restritivo/evitativo?
- Principais dificuldades ao trabalhar com evitação alimentar
- Utilizando o baralho
- Referências
- Anexos
- Evitação alimentar
- O que é transtorno alimentar restritivo/evitativo?
- Principais dificuldades ao trabalhar com evitação alimentar
- Utilizando o baralho
- Referências
- Anexos
SOBRE AS AUTORAS
SOBRE AS AUTORAS
Ana Carla Gameleira
Psicóloga clínica. Psicoterapeuta cognitivo-comportamental pelo Beck Institute, Estados Unidos. Terapeuta do esquema pelo Instituto de Educação e Reabilitação Emocional (Insere). Especialista em terapia cognitivo-comportamental na infância e adolescência pelo Instituto de Terapia Cognitivo-comportamental (InTCC) e em transtornos alimentares pela Universidade de Araraquara (Uniara). Possui formação em terapia cognitivo-comportamental pela Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (UNCISAL) e formação em terapia do esquema na infância e adolescência pelo ISTK, Alemanha. Educadora parental em disciplina positiva pela Positive Discipline Association (PDA), Estados Unidos. Professora de pós-graduação em terapia cognitivo-comportamental no Centro Universitário CESMAC, Universidade Estácio de Sá e em cursos na área. Idealizadora do projeto Psicologia em Destaque.
Lívia Rodrigues
Psicóloga clínica infantil. Pós-graduada em terapia cognitivo-comportamental pelo Centro Integrado de Tecnologia e Pesquisa (CINTEP). Possui formação em terapia de esquemas pela Wainer Psicologia. Mentora da Terapia Alimentar. GET Permission Approach. Terapeuta SOS APPROACH. Professora de pós-graduação em psicologia cognitivo-comportamental na infância e adolescência no Centro Universitário de João Pessoa (Unipe).
Ana Carla Gameleira
Psicóloga clínica. Psicoterapeuta cognitivo-comportamental pelo Beck Institute, Estados Unidos. Terapeuta do esquema pelo Instituto de Educação e Reabilitação Emocional (Insere). Especialista em terapia cognitivo-comportamental na infância e adolescência pelo Instituto de Terapia Cognitivo-comportamental (InTCC) e em transtornos alimentares pela Universidade de Araraquara (Uniara). Possui formação em terapia cognitivo-comportamental pela Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (UNCISAL) e formação em terapia do esquema na infância e adolescência pelo ISTK, Alemanha. Educadora parental em disciplina positiva pela Positive Discipline Association (PDA), Estados Unidos. Professora de pós-graduação em terapia cognitivo-comportamental no Centro Universitário CESMAC, Universidade Estácio de Sá e em cursos na área. Idealizadora do projeto Psicologia em Destaque.
Lívia Rodrigues
Psicóloga clínica infantil. Pós-graduada em terapia cognitivo-comportamental pelo Centro Integrado de Tecnologia e Pesquisa (CINTEP). Possui formação em terapia de esquemas pela Wainer Psicologia. Mentora da Terapia Alimentar. GET Permission Approach. Terapeuta SOS APPROACH. Professora de pós-graduação em psicologia cognitivo-comportamental na infância e adolescência no Centro Universitário de João Pessoa (Unipe).
CONTÉM ANEXOS
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Possui formulários para download
O BARALHO É SEU PARCEIRO PARA:
O BARALHO SERÁ
SEU PARCEIRO PARA:
Psicoeducação das emoções mais comuns diante de alimentos e refeições.
Ajudar seus clientes na percepção dos pensamentos que ajudam e que não ajudam.
Auxiliar na reestruturação cognitiva e dessensibilização sistemática.
Psicoeducação das emoções mais comuns diante de alimentos e refeições.
Ajudar seus clientes na percepção dos pensamentos que ajudam e que não ajudam.
Auxiliar na reestruturação cognitiva e dessensibilização sistemática.
Por fim, engloba todas as fases da intervenção por meio da terapia cognitivo-comportamental, melhorando significativamente a relação dos seus clientes com os alimentos, fundamentais para o desenvolvimento pleno.
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Válido até 31/07.
CONFIRA O RECADO DA ANA CARLA GAMELEIRA,
UMA DAS AUTORAS DO BARALHO!
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CONFIRA O RECADO DA LÍVIA RODRIGUES,
A OUTRA AUTORA DO BARALHO!
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