Terapia Cognitiva de Beck



Inicialmente, o modelo cognitivo de Beck era restrito à depressão. Porém, conforme seu interesse e sua popularidade cresceram, foi aplicado à outras áreas, como ansiedade, abuso de substâncias e transtornos da personalidade. Assim, se fez necessário que a formulação de caso – estrutura importante para orientar e monitorar as intervenções psicológicas – fosse mais objetiva, apresentando-se em forma de diagrama.


As formulações de caso são utilizadas em diversas abordagens, incluindo os famosos estudos de caso de Freud. Nos últimos anos, tornaram-se mais específicas e explícitas, principalmente com o desenvolvimento da Terapia Cognitiva-Comportamental. Uma característica fundamental do desenvolvimento beckiano da formulação é a forma como diferentes tipos e níveis de cognições foram elaborados e como as relações entre eles e entre outros aspectos da cognição do cliente foram postulados.


O nível de cognição mais geral e de ordem superior foi descrito como “esquema”. Um esquema é considerado um conjunto amplo de significados que contém crenças nucleares e suposições mais específicas. A crença nuclear é uma crença incondicional sobre o self, os outros ou o mundo. Um pressuposto é uma crença condicional, frequentemente na forma de uma proposição do tipo “se-então” ou de uma regra de vida. Os eventos da vida desencadeiam esses padrões negativos latentes, e isso muitas vezes resulta em um “ciclo vicioso” de automanutenção de pensamentos, emoções e padrões de comportamento negativos.



A formulação, então, torna-se uma bússola do terapeuta, auxiliando a entender as relações entre os problemas do paciente, formular o plano de tratamento, entender o funcionamento do paciente diante das situações do cotidiano e compreender as relações interpessoais do paciente dentro e fora das sessões, entre outros. Embora Beck não tenha necessariamente inventado a noção de formulação, o seu trabalho desenvolveu um modelo específico de formulação, padrão para outros modelos de terapia e muito mais característico.

BAIXE GRATUITAMENTE O 1º CAPÍTULO

Preencha o formulário abaixo e receba o acesso pelo seu e-mail.

Não recebeu? Verifique sua caixa de spam e autorize o recebimento de www.sinopsyseditora.com.br

Se ainda assim não receber, peça o acesso para o nosso atendimento personalizado.

Sinopsys Editora