Capítulo 1
Transtornos do neurodesenvolvimento
Paulo Liberalesso
Capítulo 2
Desenvolvimento infantojuvenil e seus sinais de alerta
Isabela Maria Freitas Ferreira
Carmem Beatriz Neufeld
Capítulo 3
TEA: uma visão abrangente
Ellen Balielo Manfrim
Ana Luiza L. G. Gazzetta
Capítulo 4
Sinais precoces de TEA: de 0 a 3 anos
Mariana Soffientini
Capítulo 5
Comportamentos contextualmente interferentes, alterações de linguagem e abordagem fonoaudiológica no TEA
Ana Paula Viana da Silva
Camila da Costa Ribeiro
Stella M. dos Santos Monteiro
Capítulo 6
Alterações sensoriais e o impacto no dia a dia: o papel da integração sensorial
Izabella Santana
Fernanda Carneiro
Capítulo 7
Alterações motoras em pessoas com TEA: como identificar e tratar
Carolina Quedas
Mariana dos Santos
Capítulo 8
Desafios do TEA feminino no nível 1 de suporte
Deborah Kerches
Capítulo 9
TEA no adulto
Hugo Couto
Paula Macedo Dieckmann
Angel O. Rojas Vistorte
Capítulo 10
Avaliação diagnóstica: a importância da avaliação interdisciplinar
Carine Ramos O. Franco
Samara S. Machado
Capítulo 11
Uma apresentação da análise do comportamento aplicada e sua importância em vários contextos
Mateus Brasileiro
Letícia Campos de Souza
Victória Akemy Silva Manabe
Capítulo 12
TDAH: uma visão geral
Jádia Poggi
Liliane Moreno
Rackel Eleutério
Capítulo 13
TDAH na adolescência: desafios, impactos e estratégias de suporte multidisciplinar em tempos de adversidade
Cláudia Maciel
Leopoldo Barbosa
Capítulo 14
TDAH na vida adulta
Fabrícia Signorelli Galeti
Gustavo Melo de Andrade
Capítulo 15
TDAH e autoestima
Cláudia Maciel
Jádia Poggi
Júlia Lima Vieira
Capítulo 16
TDAH: um olhar atento para suas comorbidades
Marcone Oliveira
Capítulo 17
Avaliação neuropsicológica das funções executivas no TEA e no TDAH
Dayane Antunes dos Santos
Mariana Abuhamad
Capítulo 18
Terapia cognitivo-comportamental e psicopedagogia no tratamento do TDAH
Raquel Pires
Rita de Cássia Alvarenga Tomaz
Capítulo 19
Tratamento medicamentoso no TDAH
Nely R. Sartori
Tamara Mendes Cardoso
Capítulo 20
Processo de alfabetização e transtornos do neurodesenvolvimento: um olhar para o futuro da aprendizagem
Makeliny Oliveira Gomes Nogueira
Clarice de Melo de Sá Silva
Capítulo 21
Transtornos específicos da aprendizagem com prejuízo na leitura e na expressão escrita e suas manifestações
Luciana Cidrim
Andrea Oliveira Batista
Simone Aparecida Capellini
Capítulo 22
Transtorno do desenvolvimento intelectual: uma visão abrangente
Anderson Nitsche
Capítulo 23
Um olhar para as atividades de vida diária da pessoa com deficiência intelectual
Alexandra de Medeiros Coutinho Kuczny
Sabrina Brizola
Capítulo 24
A relação entre deficiência intelectual e psicomotricidade: impactos e intervenções para o desenvolvimento integral
Cláudia Maciel
Kadu Lins
Capítulo 25
O trabalho psicopedagógico para pessoas com deficiência intelectual
Lucelmo Lacerda
Capítulo 26
Uma visão geral sobre os transtornos da comunicação
Ana Vogeley
Débora Vasconcelos Correia
Capítulo 27
O olhar da fonoaudiologia para o diagnóstico diferencial entre TEA e transtornos da comunicação
Maria Bethânia Mendes
Capítulo 28
Transtornos motores: uma perspectiva clínica com base no DSM-5-TR
Ellen Balielo Manfrim
Capítulo 29
Transtorno de Tourette e outros transtornos de tiques
Simone Carreiro Vieira Karuta
Capítulo 30
Direitos das pessoas com transtornos do neurodesenvolvimento
Carla Bertin
Capítulo 31
Luto parental frente a diagnósticos do neurodesenvolvimento
Karen P. Del Rio Szupszynski
Capítulo 32
Dependências digitais, TDAH e TEA: conexões, preocupações e possibilidades
Igor Lins Lemos
Capítulo 33
Atuação do psicólogo na avaliação e intervenção dos transtornos de neurodesenvolvimento em idosos
Paulo César Gomes
Leopoldo Barbosa
Capítulo 34
Desenvolvimento das habilidades sociais e sua importância no contexto das relações
Camila Luisi Rodrigues
Cristiana Castanho de Almeida Rocca
Capítulo 35
Mães atípicas também são pesquisadoras: um olhar atento para o TDAH e as doenças alérgicas
Ana Caroline Cavalcanti Dela Bianca Melo