Este livro apresenta uma introdução concisa para os iniciantes na técnica, bem como uma discussão de como ela difere das demais terapias cognitivas para aqueles com experiência na área.

Este livro apresenta uma introdução concisa para os iniciantes na técnica, bem como uma discussão de como ela difere das demais terapias cognitivas para aqueles com experiência na área.

30 MOTIVOS PARA VOCÊ LER ESTE LIVRO

30 MOTIVOS PARA LER ESTE LIVRO

Sumário dividido em 15 pontos teóricos e 15 práticos sobre a abordagem

Sumário dividido em 15 pontos teóricos

e 15 práticos sobre a abordagem

Introdução

-Parte 1 Pontos teóricos-

1 Necessidades emocionais básicas universais

2 Desenvolvimento de esquemas iniciais desadaptativos como consequência de necessidades não atendidas

3 Taxonomia de esquemas iniciais desadaptativos

4 Estilos e respostas de enfrentamento

5 Estilos de enfrentamento: respostas de resignação

6 Estilos de enfrentamento: respostas de evitação

7 Estilos de enfrentamento: respostas de hipercompensação

8 Modos esquemáticos como estados (distinção de estado versus traço)

9 O núcleo ferido: modo criança vulnerável

10 Modos criança zangada e criança impulsiva

11 Modos de enfrentamento desadaptativos

12 Modos pais internalizados

13 Modos saudáveis: adulto saudável, criança feliz

14 Reparentalização limitada

15 Confrontação empática

Introdução

-Parte 1 Pontos teóricos-

1 Necessidades emocionais básicas universais

2 Desenvolvimento de esquemas iniciais desadaptativos como consequência de necessidades não atendidas

3 Taxonomia de esquemas iniciais desadaptativos

4 Estilos e respostas de enfrentamento

5 Estilos de enfrentamento: respostas de resignação

6 Estilos de enfrentamento: respostas de evitação

7 Estilos de enfrentamento: respostas de hipercompensação

8 Modos esquemáticos como estados (distinção de estado versus traço)

9 O núcleo ferido: modo criança vulnerável

10 Modos criança zangada e criança impulsiva

11 Modos de enfrentamento desadaptativos

12 Modos pais internalizados

13 Modos saudáveis: adulto saudável, criança feliz

14 Reparentalização limitada

15 Confrontação empática

-Parte 2 Pontos práticos-

16 O processo de avaliação: entrevista focada na história de vida, inventários de esquemas e automonitoramento

17 O processo de avaliação: imaginação guiada

18 O processo de avaliação: comportamentos em sessão e a relação terapêutica

19 Educando o paciente sobre os modelos de esquema e modos e usando o formulário de conceituação de caso em esquema

20 Caixa de ferramentas 1: técnicas relacionais

21 Caixa de ferramentas 2: técnicas cognitivas

22 Caixa de ferramentas 3: técnicas focadas na emoção

23 Caixa de ferramentas 4: quebra de padrões comportamentais

24 Diálogos de modos e imagens mentais

25 Pontos específicos para trabalhar com transtorno da personalidade borderline

26 Pontos específicos para trabalhar com transtorno da personalidade narcisista e transtorno da personalidade antissocial

27 Pontos específicos para trabalhar com casais

28 Interação entre terapia do esquema para o eixo II e terapia cognitivo-comportamental para o eixo I

29 A relação terapêutica: reparentalização limitada

30 Esquemas dos próprios terapeutas

Referências

Índice

-Parte 2 Pontos práticos-

16 O processo de avaliação: entrevista focada na história de vida, inventários de esquemas e automonitoramento

17 O processo de avaliação: imaginação guiada

18 O processo de avaliação: comportamentos em sessão e a relação terapêutica

19 Educando o paciente sobre os modelos de esquema e modos e usando o formulário de conceituação de caso em esquema

20 Caixa de ferramentas 1: técnicas relacionais

21 Caixa de ferramentas 2: técnicas cognitivas

22 Caixa de ferramentas 3: técnicas focadas na emoção

23 Caixa de ferramentas 4: quebra de padrões comportamentais

24 Diálogos de modos e imagens mentais

25 Pontos específicos para trabalhar com transtorno da personalidade borderline

26 Pontos específicos para trabalhar com transtorno da personalidade narcisista e transtorno da personalidade antissocial

27 Pontos específicos para trabalhar com casais

28 Interação entre terapia do esquema para o eixo II e terapia cognitivo-comportamental para o eixo I

29 A relação terapêutica: reparentalização limitada

30 Esquemas dos próprios terapeutas

Referências

Índice

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ABORDAGEM INTEGRATIVA

ABORDAGEM INTEGRATIVA

A terapia do esquema combina técnicas comprovadas da terapia cognitivo-comportamental (TCC) com elementos de terapias interpessoais, experienciais e psicodinâmicas para ajudar pessoas com problemas de saúde mental de longo prazo, incluindo transtornos da personalidade e depressão crônica.

A terapia do esquema combina técnicas comprovadas da terapia cognitivo-comportamental (TCC) com elementos de terapias interpessoais, experienciais e psicodinâmicas para ajudar pessoas com problemas de saúde mental de longo prazo, incluindo transtornos da personalidade e depressão crônica.

-PRIMEIRA PARTE:-

  • Detalha o modelo teórico adotado por terapeutas do esquema;
  • Trata das necessidades emocionais básicas universais;
  • Argumenta que os esquemas desadaptativos surgem quando as necessidades não são atendidas;
  • Reconhece três estilos de enfrentamento amplos e desadaptativos: resignação, evitação e hipercompensação;
  • Descreve o conceito de modos;
  • Apresenta os principais tipos de modos encontrados em clínica;
  • Discute a reparentalização limitada e a confrontação empática.

-PRIMEIRA PARTE:-

  • Detalha o modelo teórico adotado por terapeutas do esquema;
  • Trata das necessidades emocionais básicas universais;
  • Argumenta que os esquemas desadaptativos surgem quando as necessidades não são atendidas;
  • Reconhece três estilos de enfrentamento amplos e desadaptativos: resignação, evitação e hipercompensação;
  • Descreve o conceito de modos;
  • Apresenta os principais tipos de modos encontrados em clínica;
  • Discute a reparentalização limitada e a confrontação empática.

-SEGUNDA PARTE:-

  • Discute a aplicação da terapia do esquema; 
  • Aborda a fase de avaliação;
  • Trata da conceituação de caso apresentada ao paciente;
  • Analisa as ferramentas que os terapeutas têm à sua disposição: técnicas comportamentais, relacionais, cognitivas e focadas na emoção;
  • Analisa ideias específicas para o trabalho com modos;
  • Explora o uso da terapia do esquema com populações específicas de pacientes (personalidade borderline, narcisista, antissocial e casais em sofrimento relacional);
  • Trata da interação entre a terapia do esquema e outros tratamentos da TCC;
  • Retoma a reparentalização limitada sob uma perspectiva prática;
  • Destaca a importância de abordar os próprios esquemas e estilos de enfrentamento dos terapeutas à medida que entram em contato com seus pacientes.

-SEGUNDA PARTE:-

  • Discute a aplicação da terapia do esquema; 
  • Aborda a fase de avaliação;
  • Trata da conceituação de caso apresentada ao paciente;
  • Analisa as ferramentas que os terapeutas têm à sua disposição: técnicas comportamentais, relacionais, cognitivas e focadas na emoção;
  • Analisa ideias específicas para o trabalho com modos;
  • Explora o uso da terapia do esquema com populações específicas de pacientes (personalidade borderline, narcisista, antissocial e casais em sofrimento relacional);
  • Trata da interação entre a terapia do esquema e outros tratamentos da TCC;
  • Retoma a reparentalização limitada sob uma perspectiva prática;
  • Destaca a importância de abordar os próprios esquemas e estilos de enfrentamento dos terapeutas à medida que entram em contato com seus pacientes.

CARACTERÍSTICAS DISTINTIVAS

CARACTERÍSTICAS DISTINTIVAS

A série Características Distintivas convida os mais importantes clínicos e teóricos das principais terapias cognitivo-comportamentais a destacarem as características fundamentais e distintivas das abordagens que utilizam. Os 9 livros estão disponíveis para você comprar e complementar sua biblioteca.

A série Características Distintivas convida os mais importantes clínicos e teóricos das principais terapias cognitivo-comportamentais a destacarem as características fundamentais e distintivas das abordagens que utilizam. Os 9 livros estão disponíveis para você comprar e complementar sua biblioteca.

-CONHEÇA OS ORGANIZADORES-

-CONHEÇA OS ORGANIZADORES-

-Eshkol Rafaeli,- psicólogo clínico especializado em terapia cognitivo-comportamental e terapia do esquema. É professor associado na Bar-Ilan University, em Israel.


-David P. Bernstein,- professor associado na Faculdade de Psicologia da Maastricht University, na Holanda.


-Jeffrey Young,- criador da terapia do esquema, é o fundador e diretor dos Centros de Terapia Cognitiva de Nova York e Connecticut e do Instituto de Terapia do Esquema em Nova York.



-Eshkol Rafaeli,- psicólogo clínico especializado em terapia cognitivo-comportamental e terapia do esquema. É professor associado na Bar-Ilan University, em Israel.


-David P. Bernstein,- professor associado na Faculdade de Psicologia da Maastricht University, na Holanda.


-Jeffrey Young,- criador da terapia do esquema, é o fundador e diretor dos Centros de Terapia Cognitiva de Nova York e Connecticut e do Instituto de Terapia do Esquema em Nova York.



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Se você está pronto para aprender sobre a terapia do esquema, não perca esta chance e adquira seu exemplar!

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