REINVENTE SUA VIDA

A Terapia Focada em Esquemas é uma terapia de terceira onda na Terapia Cognitiva de Aaron Beck. A premissa básica da Terapia Cognitiva é que a forma como interpretamos determinada situação influencia diretamente aquilo que sentimos. Os esquemas, por sua vez, nos fazem ver certas situações de forma incorreta.


Terapeutas cognitivos acreditam que quando ajudamos os pacientes a enxergarem como interpretam as situações do dia a dia, conseguiremos ajudá-los a se sentirem melhores.


Beck sugeriu que, se analisarmos nossos pensamentos de forma mais lógica, veremos uma tendência a minimizarmos alguma coisa, quando estamos tristes. Por exemplo, podemos ver o 10 em uma prova como sinal de sorte e não de inteligência. Ou podemos "personalizar", tomando para nós a culpa pelas situações que ocorrem. Muitas vezes, nossos pensamentos são equivocados, baseados em nossa emoção naquele momento.


Sabendo disso, podemos confrontar nossos pensamentos. Muitos terapeutas utilizam, para isso, técnicas cognitivas e técnicas comportamentais, promovendo habilidades como relaxamento, assertividade, regulação emocional, resolução de problemas e habilidades sociais.


Apesar da grande efetividade da Terapia Cognitiva de Beck, ela não se mostrava efetiva em casos mais graves, refratários ou em transtornos de personalidade. Então, foi desenvolvida a Terapia do Esquema, que combina técnicas cognitivas e comportamentais psicanalíticas e técnicas experienciais.


Um esquema é um padrão de funcionamento que se inicia na infância e se perpetua ao longo da vida. Está atrelado a nossa personalidade. Eles determinam como pensamos, sentimos, agimos e nos relacionamos com os outros. Eles ativam sentimentos intensos, como raiva, tristeza e ansiedade.


Os esquemas começam a partir de algo que foi feito a nós, seja por nossa família, amigos ou até mesmo outros adultos: fomos abandonado, criticados, superprotegidos, abusados, excluídos, privados e maltratados de alguma forma. Mesmo depois de crescermos, continuamos a vivenciar situações que perpetuam aquilo que nos foi direcionado e acabamos falhando em atingir alguns objetivos na vida. Ainda que esteja tudo indo muito bem, parece que ainda assim não conseguimos saborear a vida ou acreditar em nossas conquistas.


Repetir dores que vivenciamos na infância ao longo da vida é um dos princípios da Terapia Psicanalítica e Freud nomeava isso de compulsão à repetição. De alguma forma, quando adultos, criamos condições absurdamente semelhantes àquelas que foram destrutivas na infância. Um esquema são todas as formas e estratégias que utilizamos para recriar esse cenário e manter nosso funcionamento. O objetivo da Terapia Focada em Esquemas é quebrar este padrão de funcionamento e construir novas estratégias de funcionamento mais saudáveis e adaptativas.

BAIXE GRATUITAMENTE O 1º CAPÍTULO AGORA!

Preencha o formulário abaixo e receba o acesso pelo seu e-mail.

Não recebeu? Verifique sua caixa de spam e autorize o recebimento de www.sinopsyseditora.com.br

Se ainda assim não receber, peça o acesso para o nosso atendimento personalizado.

.

Sinopsys Editora